Passagem aereaPlanejamento

Passagem aerea

1.8kvisualizações

Terminada a parte mais burocrática e “chatinha” de providenciar o passaporte e o visto agora vem a parte legal e é hora de ir às compras começando pela passagem aerea!

A passagem aerea é que vai definir exatamente as datas de início e fim da viagem e é baseado nessas datas que todo o resto do planejamento deve ser feito, por isso que deve ser o primeiro item a ser visto.

O quê? Você ainda não tem o passaporte e o visto em mãos e já comprou a passagem aerea naquela promoção incrível que não podia perder?

Bom, o primeiro grande conselho que se dá (e deve ser seguido) quando for viajar a algum país que exija visto é:

Não compre passagem aerea sem ter o passaporte E o visto em mãos!

O principal motivo para esta regra são imprevistos / reembolso!

Isto vale não apenas para a passagem aerea mas também para todos os itens que for comprar para a viagem. Verifique sempre qual a política de cancelamento / reembolso.

No caso de passagem aerea cada empresa tem uma regra e cada tipo de tarifa também tem uma regra diferente. Quanto menor o custo da passagem menor são os seus benefícios. Passagens com “tarifa cheia” geralmente não tem restrições de reembolso / remarcação mas como a maioria das pessoas compra passagens na tarifa econômica e/ou em promoções é preciso ficar atento a este detalhe. Passagens aereas vendidas em promoção geralmente não tem direito a reembolso no caso de cancelamento.

No grupos de viagem que frequento na internet é muito comum ver mensagens de pessoas “desesperadas” pois estão com a viagem marcada para o dia “X”, marcaram a entrevista em cima da hora e não sabem se terão os documentos em mãos a tempo… Há casos do próprio consulado enfrentar problemas no sistema e atrasar todas as entrevistas e há ainda os casos de pessoas que tiveram o visto negado – sim isso acontece, apesar da taxa de aprovação de visto ser alta (em torno de 97%) – inclusive já soube de casos em que 3 pessoas de uma mesma família solicitaram o visto, 2 membros foram aprovados e 1 teve o visto negado.

Essa preocupação não é apenas no caso de problemas com o visto mas também para imprevistos de ordem pessoal. Acontecimentos como mudança de emprego, cancelamento de férias, problemas de saúde e até mesmo falecimento (infelizmente isso pode acontecer) de alguém da família podem lhe obrigar a cancelar ou adiar sua viagem.

Ai você me pergunta: – “Ah, mas eu posso remarcar a passagem para outra data, não posso?”

Sim, você pode, só que aí entra um detalhe: em primeiro lugar todas as companhias aereas cobram uma taxa de remarcação por passageiro (exceto algumas tarifas TOP), porém o problema maior é que nesse caso elas também cobram a diferença tarifária entre o valor que você pagou e o valor da tarifa vigente na nova data que você escolher.

O maior problema é no caso de cancelamento da passagem pois as tarifas econômicas não dão direito a reembolso.

AEROPORTOS

A primeira coisa a saber é quais as opções disponíveis de aeroportos para chegar até Orlando. Obviamente o mais próximo e mais cômodo é o Aeroporto Internacional de Orlando (MCO) e por este motivo as tarifas tendem a ser mais altas. Um voo direto partindo de São Paulo (GRU) tem duração de cerca de 9 horas.

No entanto existem pelo menos mais 3 opções de aeroportos dentro da Florida onde você poderá fazer o restante do deslocamento até Orlando através de carro alugado, ônibus, taxi ou quem sabe até mesmo de avião através de um voo doméstico.

[font_awesome icon=”check” margin_right=”5px” color=”#8eb81a”] A primeira opção e uma das mais utilizadas é o Aeroporto Internacional de Miami (MIA) onde a duração do voo a partir de SP é de cerca de 8 horas e meia. A distância do aeroporto até a região da Disney em Lake Buena Vista é de cerca de 380 Kms, o que pode ser feito em aproximadamente 4 horas de viagem de carro utilizando a “Florida Turnpike” que possui pedágios. A estrada é um tapete e é necessário atenção ao dirigir pois é praticamente uma reta e pode causar sonolência. Ao longo da estrada existem “plazas” que são lugares com praça de alimentação e algumas lojinhas, ideal para dar uma descansada e comer alguma coisa.

É uma opção bem interessante principalmente se deseja conhecer a badalada Miami e suas praias. Justamente por conta da maior distância até Orlando geralmente as passagens aereas tem preços abaixo dos voos para Orlando e a diferença acaba compensando.

[font_awesome icon=”check” margin_right=”5px” color=”#8eb81a”] A segunda opção é o Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale que é uma cidade quase vizinha de Miami. Como ela é mais ao norte então a distância até Orlando é menor, cerca de 350 Km até a região da Disney.

[font_awesome icon=”check” margin_right=”5px” color=”#8eb81a”] A terceira opção é o Aeroporto Internacional de Tampa (TPA) e que fica apenas 130 Kms distante da região de Lake Buena Vista, ou seja, cerca de 1 hora e meia de carro.

Não são todas as companhias aereas que oferecem voos para estes destinos e também não há muitas opções de voos diretos, em todo caso avalie essas 3 alternativas levando em consideração principalmente a diferença de preço entre o voo para Orlando e o voo para uma dessas localidades. Em muitos casos a diferença é significativa e vale a pena. Em duas viagens minhas para Orlando o meu voo foi por Miami pois a diferença era bem considerável.

Caso não queira dirigir ou pegar ônibus para chegar em Orlando, há ainda a opção de comprar à parte um voo doméstico entre as duas cidades. Mas atenção: digamos que você saia de SP com destino a Miami e depois pegue outro voo até Orlando. O trecho SP-Miami é o voo internacional e o trecho Miami-Orlando é um trecho doméstico onde a franquia de bagagem é reduzida, geralmente só é permitido uma mala por pessoa. Todas essas variáveis devem ser levadas em consideração.

Veja no mapa ao lado a localização dos 4 aeroportos.

VOO DIRETO OU COM ESCALA

Apenas algumas companhias aereas possuem voos diretos para o aeroporto de Orlando (MCO) e geralmente saem das principais capitais como São Paulo.

Dependendo da região do Brasil que você mora, não terá muita escolha e vai ter que utilizar um voo com escala. A escala poderá ser doméstica (dentro do Brasil), no exterior ou ainda as duas opções.

Importante dizer que mesmo que o voo tenha uma conexão doméstica, para todo os efeitos (e principalmente pela franquia de bagagem) ele é considerado voo internacional contanto que o trecho comprado seja único. Exemplo: uma passagem comprada de Curitiba para Orlando que tenha escala em São Paulo. O que é diferente de uma passagem comprada de Curitiba para São Paulo e outra comprada de São Paulo para Orlando, nesse caso o trecho Curitiba-São Paulo é doméstico e terá por exemplo a franquia de bagagem reduzida.

O país que será feita a escala varia muito entre as companhia aereas pois cada uma tem seu “hub” de conexões. Os locais mais comuns de conexão das companhias são Panamá (Copa), Bogotá (Avianca), Punta Cana (Gol) ou dentro dos EUA mesmo como no caso da Delta, American e United Airlines.

Um item importante a ser observado quando o voo tem escala é a duração total da viagem. O que impacta nessa duração total é o tempo de espera entre um voo e outro. Há casos em que a duração total da viagem chega a 24 horas! Imagine como deve ser cansativo levar um dia inteiro para chegar em Orlando sendo que boa parte do tempo você ficará esperando no aeroporto pelo voo de conexão, e se estiver com crianças então é ainda mais complicado. Por outro lado procure não pegar voos que tenham intervalos de conexão muito curtos, o ideal é que o intervalo seja em torno de 2 (duas) horas para dar tempo hábil de fazer a conexão com tranquilidade.

CIAS AEREAS

Existem várias empresas aereas com voos regulares para Orlando e os demais aeroportos da Florida citados acima. Veja a lista abaixo e clique no logo para ir até o site:

DICAS PARA A COMPRA

[font_awesome icon=”check” margin_right=”5px” color=”#8eb81a”] Entre no site das companhias aereas e faça um cadastro para saber das novidades e promoções. A TAM por exemplo costuma fazer a “Mega Promo” pelo menos duas vezes por ano onde os preços ficam mais baixos. Duas das minhas viagens eu comprei a passagem com a TAM nessa promoção.

[font_awesome icon=”check” margin_right=”5px” color=”#8eb81a”] Um outro site ótimo para acompanhar promoções é o Melhores Destinos, muitas vezes eles divulgam promoções em primeira mão.

[font_awesome icon=”check” margin_right=”5px” color=”#8eb81a”] Os sites geralmente não possuem uma opção para fazer reserva da passagem para garantir a tarifa caso não possa ou não queira fechar na hora. Então se achar aquela tarifa ótima para as datas que você procura é bom comprar logo pois se voltar depois pode ser tarde demais. A reserva normalmente pode ser feita através do telefone ou em alguma loja da companhia, caso exista, mas o preço praticados nesses canais pode ser diferente do preço do site.

[font_awesome icon=”check” margin_right=”5px” color=”#8eb81a”] Verifique qual a franquia de bagagem que você tem direito ao comprar a passagem. O padrão são dois volumes de até 32Kg por pessoa, porém em alguns casos pode ser diferente.

[font_awesome icon=”check” margin_right=”5px” color=”#8eb81a”] Se for fechar a viagem por conta própria procure pesquisar periodicamente pois os preços podem variar de um dia para o outro.

[font_awesome icon=”check” margin_right=”5px” color=”#8eb81a”] Uma dica para ter mais chances de encontrar preços melhores é ter flexibilidade de datas, tanto na ida quanto na volta. Em boa parte dos caso nem precisa ser muitos dias, às vezes apenas 2 ou 3 dias já podem fazer uma enorme diferença. Quer ver um exemplo?

A imagem acima mostra o resultado de uma busca de um voo para Orlando realizada no site da TAM. A data de ida que informei na busca foi 17/jan que é um domingo e a tarifa é de 1.174,64. Esse site já mostra por padrão o valor da passagem 3 dias antes e 3 dias depois da data escolhida. Repare no valor da passagem nessas datas próximas: 2 dias antes do dia que escolhi o valor era bem mais caro (1.768,37) e 3 dias depois já era mais barato (966,02).

Isso é muito comum acontecer e é bom ficar de olho nisso. Nem todos os sites das companhias aereas mostram o resultado dessa forma, às vezes você terá que fazer a busca manualmente data por data, anotando os valores que encontrou mas o mais importante é dentro do possível ter essa flexibilidade pois como deu para notar a diferença pode ser muito grande apenas alterando alguns dias da ida e/ou da volta.

OUTRAS OBSERVAÇÕES

[font_awesome icon=”check” margin_right=”5px” color=”#8eb81a”] Uma dúvida comum é se é melhor fazer um voo noturno ou diurno. Bom, isso depende e vai de caso para caso. Se para você não faz diferença o período, tem uma coisa que pode fazer diferença: o preço da passagem! o preço pode variar entre voos noturnos e diurnos, então nesse caso dê preferência para o menor valor.

Voo noturno é interessante pois devido ao horário é mais fácil estar relaxado para poder dormir um pouco e não ficar tão cansado, principalmente se você é daqueles que encosta em qualquer lugar e “apaga”, com isso temos a sensação que a viagem passa mais rápido. Dependendo da duração da viagem você chegará em Orlando na parte da manhã ou começo da tarde, aí é possível fazer o checkin no hotel (verifique a partir de que horário o hotel permite o checkin) e aproveitar o resto do dia indo ao mercado ou outlets fazer algumas compras básicas e descansar um pouco para no dia seguinte começar a maratona de parques.

No caso de voo diurno será exatamente o contrário: será mais difícil dormir e as horas parecem que não passam nunca. Você chegará à noite ou de madrugada e praticamente não sobrará tempo para fazer mais nada.

[font_awesome icon=”check” margin_right=”5px” color=”#8eb81a”] Algumas pessoas tem medo de avião, outras não tem medo, tem PAVOR! Mesmo o avião sendo considerado um dos meios de transporte mais seguros do mundo esse medo é muito comum, principalmente para quem nunca entrou num avião. Eu por exemplo já perdi as contas de quantas viagens já fiz, sendo a grande maioria delas a trabalho e não tenho medo de avião, o meu medo na verdade é de turbulência pois eu enjoo fácil e a sensação de enjoo é péssima e demora a passar.

Se esse for o seu caso talvez seja interessante procurar algum tipo de ajuda profissional. No meu caso um simples remédio contra enjoo já é suficiente, mas tem pessoas que precisam de algo mais forte para “apagar” durante a viagem e não se lembrar que estão voando. Lembre-se que é muito arriscado se auto-medicar e não é bom tomar um remédio só porque um amigo indicou. Procure sempre um profissional! Veja mais algumas dicas aqui.

Avalie os pontos mencionados aqui e após escolher seu voo vamos para o próximo passo que é elaborar um roteiro.

Deixe uma resposta

Marcos Fernandes
Profissional de TI e baterista nas horas vagas, me apaixonei por Orlando quando fui pela primeira vez com minha família em 2012. De tanto pesquisar sobre o destino e de compartilhar dicas com amigos, criei o blog no intuito de compartilhar as novidades e ajudar principalmente quem vai pela primeira vez para a terra da magia.