Planejamento

Visto americano

Visto americano
2.1kvisualizações

Embora hajam alguns rumores / negociações para que os brasileiros possam entrar nos EUA sem visto, atualmente não há nada oficial então desta forma todos os cidadãos brasileiros precisam solicitar o visto para entrar nos EUA.

ISENÇÃO DE VISTO

Existe um programa de isenção de visto onde os cidadãos de alguns países não precisam de visto, bastando apenas solicitar uma autorização eletrônica chamada ESTA (Electronic System for Travel Authorization). Todo o processo é feito online e é cobrada uma taxa de U$ 14,00. A resposta da autorização leva cerca de 3 dias e uma vez aprovada vale por 2 anos ou até o vencimento do passaporte,  o que ocorrer primeiro.

Obs: neste caso a viagem não pode ter mais de 90 dias de duração, dentre outras regras.

Particularmente tive essa experiência pois meus pais são portugueses e tem o passaporte português. Como Portugal está entre os países com isenção de visto então apenas solicitei o ESTA para eles alguns dias antes da viagem, o processo é bem tranquilo e em poucos dias estava com a autorização impressa. Para solicitar a autorização clique aqui – a página está disponível em português.

Para mais detalhes sobre o programa e saber os países que tem isenção de visto clique aqui. Se este for o seu caso ou de alguém que irá viajar com você não é necessário solicitar a autorização com tanta antecedência, no entanto não deixe para a última hora pois há a possibilidade da autorização ser negada e neste caso será necessário solicitar o visto.

TIPOS DE VISTO, VALOR E VALIDADE

Existem várias categorias de visto (veja os tipos aqui) seja para imigrantes ou não imigrantes. No nosso caso que vamos a turismo para os EUA o visto necessário é o tipo “B-2”.

O valor atual da taxa é de U$ 160,00 (por pessoa) e pode ser paga com cartão de crédito ou boleto. É uma taxa única para todo o processo (agendamento, visto e taxa de entrega) e não é reembolsável.

A validade do visto de modo geral é de 10 anos, podendo ser reduzida por conta da idade do solicitante ou a critério do agente consular. No entanto isso não significa que você pode ir e ficar 10 anos nos EUA. A cada vez que der entrada no país o agente da imigração definirá o prazo máximo de permanência da sua viagem que geralmente é de 6 meses.

O índice de aprovação do visto está na faixa de 96%. Embora a quantidade de reprovações seja pequena a possibilidade existe e deve ser levada em conta. Justamente por isso e também por outros imprevistos que possam ocorrer como problemas no sistema (como ocorreu em junho de 2015) o visto deve ser solicitado com antecedência! Não deixe para a última hora e não compre as passagens ou outros itens da viagem sem ter o visto aprovado!

COMO SOLICITAR O VISTO

O processo é feito nas seguintes etapas:

  • O primeiro passo é preencher o formulário DS-160. Para isso utilize este link: https://ceac.state.gov/genniv.
    Atenção:
    – Este formulário é considerado um pouco “chato” e deve ser respondido com a máxima atenção.
    – Apesar do formulário ser todo em inglês existe uma opção que traduz as perguntas e as alternativas de resposta ao passar com o mouse sobre o campo ou clicando nos botões de ajuda.
    – As respostas devem ser em inglês!
    – Ao término do processo imprima o formulário.
  • Efetue o pagamento da taxa de solicitação de visto (MRV) no valor de U$ 160,00 por pessoa. Para isso acesse este site, faça seu cadastro e gere o boleto ou pague com cartão de crédito.
  • Agora agende a visita a um dos CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) e também agende a entrevista no Consulado. O site para agendamento é o mesmo do item anterior ou então pode ser feito por telefone – veja aqui os números.
    Neste link é possível verificar o tempo de espera para o agendamento da entrevista.
  • Compareça ao CASV onde serão coletadas as impressões digitais e foto. Você deve levar o seu passaporte válido e a página de confirmação do formulário DS-160 impressa.
  • Agora é a vez da entrevista no Consulado ou Embaixada. Compareça na data e hora agendadas (chegue com antecedência!) e além do passaporte válido e do formulário DS-160, leve também comprovantes de seu vínculo no país como carteira de trabalho, extrato bancário, documento de veículo e cópia de escritura de imóvel se tiver.
    Não é permitido entrar no Consulado com bolsas e equipamentos eletrônicos.

Um aviso importante:

Nunca, JAMAIS minta ao preencher o formulário, na entrevista para o visto ou mesmo na imigração! O cruzamento de informações que eles tem é incrível e para pegarem alguém mentindo é muito fácil. Veja aqui um exemplo do que pode acontecer.

Pronto! Seu visto foi aprovado? Ótimo, parabéns! Agora é só aguardar a entrega. Ao receber o passaporte tire uma foto da página do visto e envie para seu email para arquivo.

Ter o visto significa que você tem acesso liberado aos EUA? Bom, não é bem assim! Na verdade ter o visto aprovado não garante acesso aos EUA! Isso mesmo… o visto só significa que você está apto a visitar o país após análise e aprovação de um membro consular, mas quem tem autoridade de permitir ou negar a sua entrada é o funcionário da alfândega americana. Caso o funcionário note algo suspeito (lembra do aviso de não mentir?) você pode ser conduzido a uma “salinha” para maiores averiguações e caso realmente exista algo errado pode ser deportado. Mas calma! Isso é muito difícil de acontecer, só se realmente houver algo errado mesmo e afinal, quem não deve não teme!

Seu próximo passo é comprar a passagem aerea!

Caso tenha o visto negado… Bom, infelizmente isso acontece em alguns casos e o motivo mais comum é que ao entender do membro consular você não apresentou evidências suficientes de vínculos com o Brasil, ou seja, haveria a possibilidade de ir viajar e não voltar mais e eles não querem que isso ocorra.

Neste caso você pode dar entrada na solicitação novamente e terá que repetir todo o processo, inclusive pagando uma nova taxa!

Veja mais sobre recusa de vistos aqui.

ENDEREÇOS - CASV

Segue a lista de endereços dos CASV

Belo Horizonte
Rua Maranhão, 310 – Loja 1 – Edifício Celta – Santa Efigênia
Belo Horizonte – MG 30150-330

Brasília
Edificio Venâncio 2000 SCS, Quadra 8 Bloco B60 sala 340 – Setor Comercial Sul
Brasília – DF 70333-900

Porto Alegre
Avenida Carlos Gomes, 1501 – Três Figueiras
Porto Alegre – RS 90480-005

Recife
Avenida Herculano Bandeira, 949 – Comercial Bandeira – Pina
Recife – PE 51110-130

Rio de Janeiro
Rua Humaitá, 275- Loja A – Humaitá
Rio de Janeiro – RJ 22261-001

São Paulo #1
Avenida José Maria Whitaker, 370- Vila Mariana
São Paulo – SP 04057-000

São Paulo #2
Edifício Gualter – Avenida São Gualter, 308- Alto de Pinheiros
São Paulo – SP 05455-000

Horário de funcionamento do CASV:

Segunda à Sexta – 07h às 18h

Domingos – 13h às 18h

ENDEREÇOS - CONSULADOS

Lista de endereços dos Consulados / Embaixadas americanas no Brasil:

Embaixada dos EUA – BRASÍLIA
SES – Av. das Nações, Quadra 801, Lote 03
70403-900 – Brasília, DF

Consulado Geral dos EUA – RIO DE JANEIRO
Av. Presidente Wilson, 147 Castelo
Rio de Janeiro, RJ – 20030-020
Entrada pela Rua Santa Luzia

Consulado Geral dos EUA – SÃO PAULO
Rua Henri Dunant, 500,
Chácara Santo Antonio,
São Paulo, SP – 04709-110

Consulado dos EUA – RECIFE
Rua Goncalves Maia, 163
Bairro Boa Vista Recife, PE – 50.070-060

Como você percebeu só existem Consulados e CASV em alguns Estados brasileiros. Se no seu Estado/Cidade não há Consulado você terá que se dirigir até um que tenha.

O Consulado sempre estará fechado nos feriados brasileiros e americanos
Verifique aqui as datas: http://portuguese.saopaulo.usconsulate.gov/pt/holidays.html

A embaixada dos EUA possui um canal no Youtube com várias perguntas frequentes. Acesse: https://www.youtube.com/user/EmbaixadaEUA

Deixe uma resposta

Marcos Fernandes
Profissional de TI e baterista nas horas vagas, me apaixonei por Orlando quando fui pela primeira vez com minha família em 2012. De tanto pesquisar sobre o destino e de compartilhar dicas com amigos, criei o blog no intuito de compartilhar as novidades e ajudar principalmente quem vai pela primeira vez para a terra da magia.